FAQ Esquadrias de Alumínio

O que é Anodização?

Anodização é um processo eletroquímico de tratamento de superfície que permite preservar todas as qualidades do alumínio, protegendo-o contra agressividade do meio ambiente, a partir da criação de uma película de óxido de alumínio sobre sua superfície.

 

Os perfis são imersos em uma solução ácida, sob condições controladas, por onde passa uma corrente elétrica produzindo a película, extremamente dura, estável e resistente a corrosão.

 

A anodização começa por uma série de etapas que antecedem o processo propriamente dito, cuja função é preparar a superfície do alumínio, criando condições para o efeito desejado, como:

 

Processo mecânico - escovamento, jateamento, polimento mecânico, entre outros

Processo químico - polimento químico e/ou eletropolimento para acabamento brilhante, fosco acetinado.

A estrutura da camada anódica é constituida por células hexagonais, cada uma delas com um poro central. No fundo dos poros se forma uma camada barreira, que separa o óxido em formação alumínio. O tratamento das cédulas é determinado pela voltagem de operação do banho, enquanto que a espessura da camada é determinada pela relação corrente x tempo. As características da camada anódica dependem do tamanho e do volume dos poros e estão diretamente ligadas a remoção do calor gerado no processo.

 

Para se eliminar riscos superficiais em um perfil anodizado, se usa uma esponja do tipo"Scott Brite", com um pouco de vaselina. Depois de passar levemente sobre o risco, a área deve ser limpa com um pano macio. Faça o teste!

 

Fonte: Afeal 

O que é Contramarco?

A função principal do contramarco é servir como gabarito para acabamento do vão, e para que as esquadrias sejam fabricadas com as mesmas dimensões. Através das medidas internas dos contramarcos, as dimensões das esquadrias são definidas com suas respectivas folgas de fabricação.

 

É fundamental a escolha correta de um contramarco em uma obra, porque através dele se fará a transmissão de cargas/esforços na fixação da esquadria para alvenaria. Serve também como referência interna e externa para acabamentos e revestimentos possíveis na alvenaria.

 

O eventual "embarrigamento", tanto para dentro como para fora do contramarco, pode impossibilitar a colocação da esquadria - a tolerância é de 2mm.

 

Para evitar o "embarrigamento", devem ser colocados travamentos nos contramarcos ou gabaritos, possibilitando a sua retirada após o chumbamento. Esses elementos poderão ser utilizados em outros contramarcos de mesma dimensão.

 

O chumbamento do contramarco deve ser feito de forma em que a massa penetre em todo seu perimetro, de forma a preencher todos os espaços vazios na parte interna, evitando infiltrações.

 

As grapas devem ser instaladas nos contramarcos equidistantes a cada 500 mm, próximo ao ponto onde se dará a fixação das esquadrias.

 

Para a instalação de uma esquadria, o contramarco deve estar limpo, sem resíduos de massa.

 

O contramarco deve ser limpo com um pano embebido em álcool, para posteriormente, receber o silicone ou fita vedante entre o contramarco e a esquadria.

 

 

Fonte: Afeal